Translate

quinta-feira, 20 de setembro de 2012


CARREGADO OU DESCARREGADO??

Imagem 
Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.  - 1 Coríntios 10:31

Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. - Gálatas 5:17

Uma tarde estava carregando meu celular pois precisaria usá-lo no fim do dia. Ele estava conectado ao meu computador, que tem um carregamento um pouco mais lerdo, ainda mais se eu estiver mexendo nele ao mesmo tempo. Depois de mais ou menos 1 hora eu tive que desconectar o celular para fazer uma ligação e tentei falar o mais rápido possível para economizar bateria. Quando voltei a carregar, o Espírito Santo ministrou ao meu coração sobre a minha vida espiritual, e queria compartilhar com vocês o que aprendi. Mas antes, vamos orar:


“Pai em nome de Jesus nós oramos, e nesse nome pedimos que o Senhor abra os nossos olhos pra a Verdade que só através do Espírito Santo podemos entender. Não temos essa capacidade, mas o Senhor nos prometeu o consolador que nos faria entender e nos lembrar de tudo o que foi dito por Jesus, nosso Salvador. Assim oramos.”

Esse foi um conceito que mudou minha mentalidade e essa mudança trouxe alterações no meu comportamento e modo de pensar. Paulo adverte alguns hebreus no capítulo 5 do livro sobre cristãos que ainda precisam de leite espiritual, que estagnaram nos primeiros ensinamentos da vida cristã e creio que isso está relacionado ao que vou compartilhar.

Quando conectei o celular novamente, após a ligação, e ele voltou a carregar, o Espírito Santo ministrou ao meu coração: “Está vendo? A sua vida é assim, ou você está sendo carregado ou você está descarregando”. Isso foi uma resposta a algo que estava tentando exemplificar há meses, e de maneira simples Ele ministrou ao meu coração.

Paulo diz em Gálatas 5:17 que nossa carne milita contra o Espírito, uma guerra constante para determinar quem vai vencer e dominar sua mente e ações a cada milésimo de segundo. Pense comigo, cada segundo de sua vida, cada ar que você respira, a sua carne luta contra seu Espírito para determinar se você fará aquilo para louvar ou desagradar ao Senhor. AW Tozer diz que tudo pode ser adoração, só depende de pra quem você faz e não o que você faz.

Assim como o celular se não tiver sendo carregado ele estará descarregando, se nós não estivermos nos enchendo e alimentando nosso Espírito, estaremos nos esvaziando. Não há meio termo, não opção neutra. Ou o que você faz te carrega ou descarrega. Cada segundo da sua vida você pode optar por estar mais perto de Deus ou mais longe dEle. Vale a pena lembrar que quanto mais você escolher ações que vão te afastar de Deus, mais você estará afastado e mais esfriará, assim como o pêndulo de um relógio que quanto mais perto está de um lado, mais longe está do outro e vice-versa.

O segundo ponto é que o celular não se carrega. Ele precisa se conectado à fonte. Nós não temos o poder e a capacidade de nos encher sozinhos. Ele é a fonte de água viva, Ele é o derramador do óleo, Ele é nosso carregador. Assim como o celular não se carrega, mas sim, se descarrega, enquanto Deus é o responsável por nos carregar, nós nos descarregamos automaticamente com nossas escolhas.

Pense, reflita, avalie... cada segundo de sua vida é oportunidade de estar mais perto de Deus, ou mais longe, se assim você escolher. Quanto mais longe, mais descarregado, quanto mais perto, mas cheio. 

A PAZ!  



''Elementar, meu caro irmão''


Imagem

Dias atrás consegui assistir ao segundo filme da série Sherlock Holmes com o ator Robert Downey Jr, então imediatamente me lembrei da frase clássica dos antigos romances ingleses, onde ele se volta para o seu amigo Watson e diz: “Elementar!”.

O que me deixa intrigado, nessa frase, não é o “Elementar” propriamente dito, mas sim o contexto em que Sherlock o aplica. Todas as vezes que Holmes e Watson tinham nas mãos um caso difícil, o detetive o compreendia com grande facilidade, o seu parceiro, por outro lado, ficava “boiando” e por fim recebia, por parte do amigo, a famosa frase: “Elementar, meu caro!”.

Você deve estar estranhando o fato de eu usar uma frase de Sherlock Holmes como inspiração, contudo, através dela fiquei meditando sobre o que seria elementar para nós cristãos. Então compreendi,que é de extrema importância para nós, voltarmos aos fundamentos da nossa fé e valorizarmos a Palavra de Deus.

 “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmos 119:105
O objetivo deste post é entender aquilo que considero mais “Elementar” na fé cristã, A Salvação. Parece estranho falar de Salvação, não é? Parece um assunto básico demais, óbvio demais, simples demais; “Elementar” demais.

Quem dera fosse assim. Parece que com o passar dos séculos, mais o povo de Deus entende menos dos fundamentos da fé cristã. E se verdadeiros Sherlocks da fé, como o pregador Charles H. Spurgeon, ou o reformista João Calvino ressuscitassem e ouvissem tudo o que sabemos sobre o evangelho, nós receberíamos, por parte deles, muitos “Elementar, meu irmão!”.

Se eu pudesse resumir “A Salvação” em uma única frase, seria: “Só Jesus pode salvar.” E se eu pudesse ampliar essa frase, diria: “Só Jesus é bom o suficiente para nos salvar.” E se continuasse a amplia – lá, escreveria: “Ninguém é bom o suficiente para se salvar e ninguém pode alcançar a salvação se o Pai, através do sangue Jesus, não a conceder.”

É errado pensar que nossas boas ações nos levarão ao céu, ou que podemos alcançar a salvação por mérito. Achar isso é uma demonstração de arrogância e um atentado contra o próprio sacrifício de Jesus.

A bíblia nos mostra a história de jovem que não conseguiu entender A Salvação.

“E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.
Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.
E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.
E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.
Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico.
E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
E os que ouviram isto disseram: Logo quem pode salvar-se?
Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.Lucas 18:18-27

Por ser muito rico e por estar acostumado a adquirir qualquer coisa através do seu dinheiro, ele pensou que pelas boas ações alcançaria a vida eterna. Jesus já o contradiz logo de início: “Não há ninguém que seja bom, a não ser Deus, por fim os discípulos perguntam: “Quem pode salvar-se” e Ele responde: “O que é impossível aos homens é possível a Deus”.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;Efésios 2:8-9


Entender que A Salvação só pode ser alcançada pelo sacrifício de Jesus é compreender a maior base da nossa fé. Aqueles que não conheciam esse fundamento passem a reconhecer Jesus como seu Senhor e Salvador e recebam de Deus o dom da vida eterna.

Eu espero que tudo isso que escrevi torne-se, simplesmente, “Elementar” para cada um de vocês. E quando forem questionados a respeito da Salvação, digam: “Elementar, meu irmão!”